NOSSA HISTÓRIA

1°/1° GAVCA Esquadrão Jambock (Real)

Força Aérea Brasileira

Veja à esquerda o Híno do esquadrão e a direita o documentário feito para homenagear o nossos heróis de guerra, com ilustrações e imagens reais da Campanha do 1°/1° GAVCA Esquadrão Jambock na Itália durante a segunda guerra mundial. 

Passei o Carnaval em Veneza
Levando umas "bombinhas" daqui 
Caprichei bem o meu mergulho 
Foi do barulho, o alvo eu atingi BINGO!!!! 
A Turma de lá atirava 
Atirava sem cessar 
E o pobre "Jambock" pulava 
Pulava e gritava sem desanimar Assim: 
Flak, Flak, este é de quarenta 
Flak, Flak, tem ponto cinquenta 
Um "Bug" aqui um "Bug" lá 
Um "Bug" aqui um "Bug lá 
Senta a Púa minha gente 
Que ainda temos que Estreifar 

Esquadrão real Lema: ''Senta a pua''! 
Ave símbolo: ''avestruz''  
Designação: ''Jambock'' 
Aeronave Padrão: ''Republic P-47 D Thunderbolt'' Especialidade: ''Ataque ao solo'' 

Video do primeiro simulador voado on-line pelo esquadrão  Warbirds 3 IEN games.

  1º/1º GAVCA  Grupo de Aviação de Caça, após  receber instruções iniciais em Orlando FL, seguiu para Aqua Dulce no Canal do Panamá, onde recebeu treinamento inicial no CurtissP40C, após concluir os treinamentos iniciais foi novamente transferido para  Suffolk VA, onde suas equipagens de vôo e de terra fizeram a transição para o Republic P-47D-25 Thunderbolt, os quais o 1º GAVCA foram enviados ao teatro de operações na Itália.

 Chegando na Itália no porto de Livorno, embarcaram em um trem com destino à Tarquinia, onde receberam instalações precárias numa área relpeta de lama e buracos, sendo que o primeiro obstáculo a ser vencido pelo grupo sería a preparação do terreno, após extensos trabalhos de drenagem no terreno conseguiram melhorar as condições de operação da base.

 O esquadrão ficou subordinado ao 350th Fighter Group da USAAF e os americanos os designaram de ''Jambock'' originário da palavra Tsambock que significa chicote num dialeto africano. 

  Defenderam os aliados com honra e coragem elevando o patamar do Brasil dentro da aviação de combate, com seus ataques de mergulho "jabo", acabaram com diversos alvos terrestres dos inimigos na europa, garantindo sua parcela de crédito na contribuição para a supressão do apoio terrestre às tropas Nazistas.

Ao cessar as hostilidades na Europa, com a rendição incondicional da Alemanha Nazista, o1º GAVCA desempenhou por um curto espaço de tempo as funções de tropa de ocupação. O retorno dos pilotos ao Brasil, em julho de 1945, foi via os EUA, onde 19 novos exemplares do Republic P-47D-40 Thunderbolt foram obtidos dos armazéns das USAAF (em substituição aos que, atribuídos ao Brasil, haviam sido deixados em Nápoles). Os 29 P-47D-25 veteranos da Campanha da Itália, foram desmontados e enviados ao Brasil por via marítima.

  Nos céus virtuais procuramos defender a honra e a coragem dos verdadeiros jambocks , nosso esquadrão virtual conta com um quadro de aproximadamente 20 pilotos divididos em 4 esquadrilhas (vermelha, amarela, azul e verde). 

   O esquadrão iniciou suas operações no extinto servidor "Tabajarahost", servidor brasileiro para o game warbirds lll da IEN, onde os Jambocks se consolidaram desde 1997 como um esquadrão muito entrosado e de grande conhecimento tático, se mantendo no topo dos scores enquanto voávamos na respectiva arena. 

  Após um certo desmembramento e total abandono por parte do primeiros pilotos e comandantes do esquadrão, ainda voamos sob o comando do Major Brigadeiro: Jambock_Robtec, que ainda mantém vivo o espírito de combate e união entre os novos e os remanescentes pilotos da velha guarda.

  Contamos com um sistema de graduações para os pilotos conforme sua evolução e comprometimento com o esquadrão, voamos por lazer e não por obrigação, ninguém é obrigado a seguir planilhas de voo ou obrigações do gênero e procuramos voar juntos sempre que possível. Voamos atualmente no game IL-2 Sturmovick, DCS World e Rise of Flight.

  Convidamos você que deseja um combate fora dos padrões Arcade, para experimentar esta sensação emocionante de voar On-line com pilotos aliados na sua ala, aplicando técnicas avançadas de combate em qualquer teatro de operações e utilizando todas as versões de aeronaves aliadas, munido de mapas estratégicos para enfrentar o poderío inimigo.  

    Conheça o Republic P-47-D Thunderbolt, a aeronave usada pelo brasil em combate na europa, aprenda a voar no ''Jug'' da FAB, a qual trouxe para o brasil uma bagagem de conhecimento inestimável.

 Voe conosco voce que é iniciante ou não, o que importa é a diversão!

Brigadeiro Nero Moura

Filho de Gilberto Moura e Maria Emília Marques Moura, cursou o primário no Ginásio Rio Branco, em sua cidade natal, cursando depois o Colégio Militar de Porto Alegre. Em 1927 foi admitido como cadete na Escola Militar do Realengo, no Rio de Janeiro. No ano seguinte foi transferido para a Escola de Aviação Militar no Campo dos Afonsos, onde completou os estudos de oficial aviador do Exército. Promovido a segundo-tenente em janeiro de 1931, suas primeiras missões foram noCorreio Aéreo Militar.


Durante a Revolução de 1932 participou do lado das forças legais, executando voos de reconhecimento, bombardeio e ataque ao solo, na região do Vale do Paraíba. Em 1934 foi enviado para o curso de aperfeiçoamento na École d'Aplication de L'air, em Versalhes, na França.

Promovido a capitão, em 1937, foi designado subcomandante e comandante substituto do Terceiro Regimento de Aviação em Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

Participou da organização e criação do Ministério da Aeronáutica e da Força Aérea Brasileira, em 1941, já como major-aviador, tendo sido instrutor do curso de aperfeiçoamento de oficiais.

Durante a Segunda Guerra Mundial foi comandante do Grupo de Caça, tendo realizado 62 missões de guerra entre 4 de novembro de 1944 e 1 de maio de 1945.

Em 1945 foi nomeado comandante do Primeiro Regimento de Aviação da Base Aérea de Santa Cruz.

Aposentou-se da Aeronáutica aos 35 anos, com 5000 horas de voo. Fundador e organizador da Aerovias Brasil e do Loide Aéreo.

Getúlio Vargas, ao ser eleito para presidente da república, o convidou para ser ministro da Aeronáutica em 1951, posto que exerceu até 18 de agosto de 1954. Durante sua gestão foi responsável pela criação dos Centros de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR) na Aeronáutica, pela inauguração da Base Áerea do Cachimbo e pelo recebimento dos primeiros aviões a jato da Aeronáutica, o Gloster Meteor. Também foi responsável pela instauração do inquérito policial militar que investigou o atentado aCarlos Lacerda.

Incentivador do escotismo, quando ministro determinou que todas as unidades da Força Aérea Brasileira dessem total apoio à modalidade de Escotismo do Ar, o que acontece até os dias presentes.

Seus restos mortais repousam no Memorial Senta a Púa, na Base Aérea de Santa Cruz no Rio de Janeiro.

© Direitos reservados à 1st Jambock Brazilian Virtual Squadron.
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora