NOSSA HISTÓRIA

1°/1° GAVCA Esquadrão Jambock (Real)

Força Aérea Brasileira

Veja à esquerda o Híno do esquadrão e a direita o documentário feito para homenagear o nossos heróis de guerra, com ilustrações e imagens reais da Campanha do 1°/1° GAVCA Esquadrão Jambock na Itália. 

Passei o Carnaval em Veneza

Levando umas "bombinhas" daqui 

Caprichei bem o meu mergulho 

Foi do barulho, o alvo eu atingi BINGO!!!! 

A Turma de lá atirava 

Atirava sem cessar 

E o pobre "Jambock" pulava 

Pulava e gritava sem desanimar Assim: 

FLAK, Flak, este é de quarenta 

Flak, Flak, tem ponto cinquenta 

Um "Bug" aqui um "Bug" lá 

Um "Bug" aqui um "Bug lá 

Senta a Púa minha gente 

Que ainda temos que Estreifar 

Esquadrão real Lema: ''Senta pua''! 
Ave símbolo: ''avestruz''  
Designação: ''Jambock'' 
Aeronave Padrão: ''Republic P-47 D Thunderbolt'' Especialidade: ''Ataque ao solo'' 

Um Grande Líder

Brigadeiro Nero Moura

Filho de Gilberto Moura e Maria Emília Marques Moura, cursou o primário no Ginásio Rio Branco, em sua cidade natal, cursando depois o Colégio Militar de Porto Alegre. Em 1927 foi admitido como cadete na Escola Militar do Realengo, no Rio de Janeiro. No ano seguinte foi transferido para a Escola de Aviação Militar no Campo dos Afonsos, onde completou os estudos de oficial aviador do Exército. Promovido a segundo-tenente em janeiro de 1931, suas primeiras missões foram noCorreio Aéreo Militar.


Durante a Revolução de 1932 participou do lado das forças legais, executando voos de reconhecimento, bombardeio e ataque ao solo, na região do Vale do Paraíba. Em 1934 foi enviado para o curso de aperfeiçoamento na École d'Aplication de L'air, em Versalhes, na França.

Promovido a capitão, em 1937, foi designado subcomandante e comandante substituto do Terceiro Regimento de Aviação em Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

Participou da organização e criação do Ministério da Aeronáutica e da Força Aérea Brasileira, em 1941, já como major-aviador, tendo sido instrutor do curso de aperfeiçoamento de oficiais.

Durante a Segunda Guerra Mundial foi comandante do Grupo de Caça, tendo realizado 62 missões de guerra entre 4 de novembro de 1944 e 1 de maio de 1945.

Em 1945 foi nomeado comandante do Primeiro Regimento de Aviação da Base Aérea de Santa Cruz.

Aposentou-se da Aeronáutica aos 35 anos, com 5000 horas de voo. Fundador e organizador da Aerovias Brasil e do Loide Aéreo.

Getúlio Vargas, ao ser eleito para presidente da república, o convidou para ser ministro da Aeronáutica em 1951, posto que exerceu até 18 de agosto de 1954. Durante sua gestão foi responsável pela criação dos Centros de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR) na Aeronáutica, pela inauguração da Base Áerea do Cachimbo e pelo recebimento dos primeiros aviões a jato da Aeronáutica, o Gloster Meteor. Também foi responsável pela instauração do inquérito policial militar que investigou o atentado aCarlos Lacerda.

Incentivador do escotismo, quando ministro determinou que todas as unidades da Força Aérea Brasileira dessem total apoio à modalidade de Escotismo do Ar, o que acontece até os dias presentes.

Seus restos mortais repousam no Memorial Senta a Púa, na Base Aérea de Santa Cruz no Rio de Janeiro.

O 1°Grupo de Aviação de Caça do Brasil, após receber treinamento em arenonaves Curtiss P-40 e Republic P-47 D Thunderbolt nos Estados Unidos e no Panamá, seguiram de navio para a Europa... 

 Ja em Tarquinia na Italia, receberam instalações precárias numa área relpeta de lama e buracos, sendo que o primeiro obstáculo a ser vencido pelo grupo sería a preparação do terreno.O esquadrão ficou subordinado ao 350th Fighter Group da USAAF e os americanos os designaram de ''Jambock'' originário da palavra Tsambock que significa (chicote), num dialeto africano. 

  Defenderam os aliados com honra e coragem elevando o patamar do Brasil dentro da aviação de combate, com seus ataques de mergulho (jabo) acabaram com diversos alvos terrestres dos inimigos na europa, garantindo sua parcela de crédito na contribuição para o sucesso dos aliados na Segunda Guerra Mundial. 

  Nos céus virtuais procuramos defender a honra e a coragem dos verdadeiros jambocks , nosso esquadrão conta com um quadro de aproximadamente 20 pilotos divididos em 4 esquadrilhas (vermelha, amarela, azul e verde), oriundos da tabajarahost, servidor brasileiro para o game warbirds lll, onde os Jambocks se consolidaram desde 1997, como um esquadrão muito entrosado e de grande conhecimento tático, se mantendo no topo dos scores enquanto voávamos na arena. 

Contamos com um sistema de graduações para os pilotos conforme sua evolução e comprometimento com o esquadrão, voamos por lazer e não por obrigação, ninguém é obrigado a seguir planilhas de voo ou obrigações do gênero e procuramos voar juntos sempre que possível. Voamos atualmente no game IL-2 Sturmovick 1946,  na Campanha ''Midway Battle'', pelo lado aliado, convidamos você que deseja um combate fora dos padrões arcade, para experimentar esta sensação emocionante de voar com pilotos aliados na sua ala, enfrentando pessoas de todas as idades, utilizando todas as versões de aeronaves aliadas e munido de mapas estratégicos para enfrentar o poderío inimigo.  Conheça o Republic P-47-D Thunderbolt a aeronave usada pelo brasil em combate na europa, aprenda a voar no ''Jug'' da FAB, a qual trouxe para o brasil uma bagagem de conhecimento inestimável.

 Voe conosco voce que é iniciante ou não, o que importa é a diversão!

 À esquerda o video do simulador que deu início ao esquadrão 1st Jambock Brazilian Squadron ( Jambock Virtual).

Somos a versão virtual do esquadrão real!